Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Cidade do Recife
E com muito Orgulho que venho a informar hoje que os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Cidade...
Quadra 05, Bloco F, Edifício Associação Brasileira de Municípios, Térreo, Sala MESC. Asa Sul, Brasília - DF - CEP 70070-910
(21) 96997-7585
MESC - Movimento Eu Sou CatadorUnidos Na Busca Por Dignidade, Valorizando A Vida Transformando O Mundo Através Da Reciclagem.Movimento Formado Por Catadores E Catadoras
MESC – Movimento Nacional Eu Sou Catador, é um Movimento formado por catadores e catadoras de materiais recicláveis de associações, cooperativas, lixões e ruas. Tem como missão representar a categoria nos seus interesses e objetivos comuns, a fim de estabelecer uma relação direta e justa com o setor público e privado, empoderando os catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil
O MESC tem como objetivo contribuir com a categoria representada por associações, cooperativas, catadores/as de lixão e de rua, no sentido de ampliar a visibilidade e a voz desses trabalhadores/as, destacando suas habilidades, no que diz respeito ao trabalho de coleta, seleção, triagem e comercialização de materiais recicláveis e reutilizáveis, no sentido de contribuir para diminuição do impacto de destinação inadequadas de resíduos no planeta, visibilizando para a sociedade a importância do trabalho de coleta seletiva, bem como de educação ambiental.
Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre a importância e o trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis. O Movimento “Eu Sou Catador” tem como finalidade promover a inclusão social e econômica desses trabalhadores/as, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por eles como agentes ambientais, pois em muito contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa.
De acordo com lideranças dos catadores, a participação de um grupo de catadores associados à Coopergramacho em eventos da categoria desencadeou um processo de reflexão sobre a profissão e as condições de vida dos catadores que culminou com a idéia de fortalecer a categoria criando em 2004 uma comissão Pró Associação de Catadores. Sentindo a necessidade de uma representação oficial dos catadores, e preocupados com o fato do encerramento das atividades do Aterro, esta comissão fundou no final deste mesmo ano a ACAMJG.
Presidente do Instituto MESC
O INSTITUTO MESC é uma importante iniciativa que busca garantir melhores condições de trabalho e dignidade para os CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE TODO BRASIL.
Tem representação nacional e em todos os estados brasileiros.
Através dele, oferecemos suporte e apoio para a categoria, ajudando-os a organizar-se e a lutar pelos seus direitos.
Principais Finalidades Estatutárias.
Os direitos sociais dos catadores (as) de materiais recicláveis em todo território nacional e estreitar relações com poder público no âmbito municipal, para o devido cumprimento da POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, que garante a prioridade na contratação dos serviços de coleta seletiva, incluindo triagem e destinação dos resíduos sólidos, em condições e preços convenientes, a cooperativas e associações constituídas catadoras e catadores individuais em cada município brasileiro.
Contrate os serviços de coleta domiciliar, poda, varrição e limpeza urbana das cooperativas e associações de catadores (as) constituídas em todo território nacional.
Os materiais recicláveis, em REDES, constituídas no formato de Unidades Prestadoras de Serviços Ambientais, em todo território nacional, com intuito de organizar o trabalho e bem aproveitar a capacidade dos catadoras e catadores de materiais recicláveis, distribuindo-os conforme suas aptidões e interesses coletivos e consequentemente gerando maior renda para o coletivo.
Melhorar a estrutura e condições do trabalho, incluindo catadoras e catadores organizados em cooperativas e associações, bem como catadores e catadores de rua, proporcionando direitos sociais e garantia de renda digna para toda a categoria, e representando a categoria Institucionalmente em todo território nacional.
De gestão, jurídica, mobilização de recursos, contábil entre outras, para as cooperativas e associações catadoras e catadores individuais, bem como para grupos informais que desejarem se constituir.
Composta exclusivamente por catadores (as) de materiais recicláveis, visando extinguir o descompasso entre a relevância do serviço ambiental prestado pelo grupo informal à sociedade, e a renda mensal que cada catador (a) retira nessa função. Intermediar sempre que possível, os conflitos de interesse do poder público local, em detrimento da categoria catadoras e catadores. Garantir a observância dos princípios gerais do desenvolvimento sustentável na ordem da redução, da reutilização, da reciclagem, do tratamento e da destinação final ambientalmente adequados;
O MESC tem como objetivo principal a representação da categoria de catadoras e catadores, organizados (as) em cooperativas, associações, grupos informais e catadoras e catadores individuais das ruas e de lixões em seus interesses e objetivos comuns, a fim de estabelecer uma relação direta e justa com o setor público e privado, proporcionando o protagonismo da categoria e a remuneração justa pelos serviços ambientais prestados para toda a sociedade.
MESC – Movimento Nacional Eu Sou Catador, é um Movimento formado por catadores e catadoras de materiais recicláveis de associações, cooperativas, lixões e ruas.
Pretende garantir os direitos sociais, ambientais e econômicos para os catadores e catadoras de materiais recicláveis, apoiar os catadores e catadoras que desejam evoluir de forma integrada com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para execução de trabalho na área socioambiental com foco na sustentabilidade e, contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentável da sociedade, com estímulo aos conceitos e às práticas solidárias, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.
Aqui você encontrará informações essenciais sobre o nosso movimento e as iniciativas que estamos desenvolvendo para apoiar os catadores. Cadastre-se!
Setor de Autarquias Sul, Quadra 05, Bloco F, Edifício Associação Brasileira de Municípios, Térreo, Sala MESC. Asa Sul, Brasília - DF - CEP 70070-910
(21) 96997-7585
Informações do movimento, como campanhas de sensibilização, eventos de conscientização, capacitação profissional e articulação com órgãos governamentais e entidades não governamentais.
E uma organização que busca valorizar e promover os direitos dos catadores de materiais recicláveis.
Com 19 anos de experiência no movimento de catadores de resíduos, a organização tem uma vasta compreensão das complexidades e desafios inerentes ao trabalho de coleta e reciclagem de materiais. Os anos de envolvimento com a comunidade de catadores permitiram que a organização desenvolvesse uma grande rede de relacionamentos com outras organizações e fornecedores de serviços. Além disso, a equipe ganhou habilidades valiosas em advocacia, treinamento e capacitação, bem como em gestão e organização de programas. Com esse conhecimento e experiência, a organização pode fornecer serviços confiáveis e eficazes para ajudar a melhorar as condições de trabalho dos catadores e a promover a sustentabilidade ambiental por meio da coleta seletiva e da reciclagem.
Empreendedora social
Sou integrante do Comitê Técnico Científico do MESC, porque acredito na força de organizações que lutam em prol da valorização do trabalho socioambiental prestado por catadores/as de materiais recicláveis e reutilizáveis no país, na busca de garantir inclusão socioprodutiva, justiça socioambiental, e sustentabilidade, contribuindo para atender o que a preceitua a PNRS/2010 a respeito da efetiva participação de cooperativas e associações na gestão integrada de resíduos sólidos.
Comitê Técnico Científico do MESC
Imaginem a minha emoção quando o amigo irmão Tião Santos que considero ícone da categoria de catadores do Brasil me convidou para fazer parte desse seleto comitê técnico científico do MESC, inicialmente, ainda como movimento, relembro em nossos encontros, ter defendido. além da institucionalização da categoria, modelo de negócio inclusivo integrado a cadeia produtiva e uma universidade para categoria. Confesso. Eu não esperava que a institucionalização fosse surgir de maneira tão rápida, e com tanta credibilidade classista. Certamente, a força do Instituto MESC está no humanismo de sua base coadunada em defesa da convergência dos catadores, haja vista, que cada catador precisa viver dignamente, contrariando o atual cenário de sobrevivência tracionada pela miséria, muitas vezes aplaudida por um teatro populista.
Professor
Estou feliz por fazer parte do Comitê Técnico Científico do Instituto Mesc, uma organização composta por lideranças comprometidas com a inclusão produtiva dos(as) catadores(as), em especial dos(as) que nunca tiveram voz, que ainda estão trabalhando nos Lixões. Acompanho de perto a luta dos(as) catadores(as), desde a criação do Fórum Nacional Lixo e Cidadania, passando pela coordenação do 1° Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis - CIISC e pelo Comitê de acompanhamento da PNRS, em 2013 também coordenei um comitê similar ao CIISC, no governo do DF, cuidando especialmente da inclusão produtiva dos(as) catadores(as), para o fechamento do maior Lixão do Brasil.
Comitê Técnico Científico do Instituto Mesc
“Venha conhecer nosso canal de notícias e se envolver com o Movimento Eu Sou Catador.”
E com muito Orgulho que venho a informar hoje que os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Cidade...
Doutora em Sociedade e cultura na Amazônia pela UFAM. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Nos procurou...
O MESC recebeu a visita no stand do IV Encontro Nacional de Municípios, dos representantes da Prefeitura Ismael Silva...
Somos um movimento dedicado a promover a valorização e o reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados -MESC Movimento Eu Sou Catador.
O MESC presta um serviço essencial para a categoria de catadores (as) de todo Brasil. Estou como membro do COMITE TÉCNICO CIENTIFICO DO MESC, por acreditar na força de uma categoria unida. Leila Novak